Algumas Orientações do Ayurveda

Yoga é a ciência da autotransformação e Ayurveda é a ciência da autocura. Profundamente ligadas desde de seu surgimento há mais de 5.000 anos. A prática do Yoga e da Ayurveda juntas potencializam os efeitos uma da outra. “São chamadas de ciências irmãs.

O Ayurveda trabalha harmonizando o corpo, mente e alma.

Sílvia Yogini esteve na Índia para conhecer de perto a cultura indiana e para pesquisar sobre o Ayurveda, que significa literalmente Ciência da Vida (Veda Ayu). Ayurveda é uma filosofia médica que foi desenvolvida na Índia há mais de 5 mil anos. Esse sistema milenar de saúde propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional.


O Ayurveda acredita que tudo no universo é composto, inclusive nosso corpo físico, por 5 Elementos. São eles: Espaço ou Éter, Ar, Fogo, Água e Terra.

 

Estes 5 Elementos se expressam na nossa fisiologia através dos 3 Doshas (humores). O espaço e o ar formam Vata, o fogo e a água geram Pitta e a água e a terra constroem Kapha. As qualidades dos 3 Doshas relacionam-se com as características destes Elementos.

 

Vata (espaço e ar) é seco, leve, sutil, móvel, claro e áspero, porém Pitta (fogo e água) é quente, agudo, liquido, oleoso, azedo, picante e fluido, já Kapha (água e terra) é pesado, lento, suave, claro, grosso, macio, oleoso, estável e viscoso.


Segundo o Susruta Samhita a saúde é definida da seguinte forma: “Quando os Doshas (humores), Dhatus (tecidos), Agni (digestão e metabolismo) e a eliminação de Malas (excreções) estão em sua função normal e isto está associado a clareza dos sentidos, mente e alma”.

Nesta filosofia a pessoa pode não ter uma doença propriamente dita, mas também não está saudável pois a saúde depende de uma integração corpo-mente-espírito.
 

Esta incrível ciência indiana tem dois objetivos:

  • Manter a saúde de uma pessoa saudável.

  • Libertar uma pessoa doente da doença.

Abaixo segue o método do Ayurveda:
 

Alimentação

O Ayurveda explica que existem 3 qualidades, ou mahagunas em sânscrito, na nossa mente, e é dividido os alimentos de acordo com as qualidades que a comida promove: Alimentos Sattvica são alimentos que promovem longevidade, clareza mental, vitalidade e saúde, e é com esse qualidade Sattvica que o Ayurveda trabalha.


Recomenda-se ingerir alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo. Visite o link abaixo e verifique os alimentos indicados ou não para cada dosha.


Nesta filosofia o objetivo é aumentar gradativamente Sattva na nossa mente e paulatinamente diminuir Rajas e Tamas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Plantas medicinais
A fitoterapia é um pilar importante de medicinas do Ayurverda.

Massagem

São várias as técnicas. De um modo geral, elas aumentam a circulação dos fluídos vitais, facilitam a eliminação de toxinas e nutrem os tecidos do corpo. Feitas com um óleo formado por cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço ou éter.

 

Purificações

Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam ama, aquilo que não foi digerido e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

Yoga e meditação

Yoga e Ayurveda caminham juntas – ambas estão entre as principais filosofias indianas. A prática de meditação, respiração e posturas é recomendada como parte de uma rotina saudável.
 

Observação importante sobre a alimentação: Lembrar que o Ayurveda explica que existem 3 qualidades na nossa mente, e é dividido os alimentos de acordo com as qualidades que a comida promove:
 

  1. Qualidade Sattva: promove equilíbrio, pureza, espiritualidade e autoconhecimento.

    Alimentos Sattvicos: dieta vegetariana, vegana sem alho e cebola, como frutas frescas adocicadas, cereais integrais, tâmaras, legumes e verduras orgânicas...

     

  2. Qualidade Rajas: promove desejos, apegos, paixões e egoísmo.

    Alimentos Rajasicos: dieta estimulante dos sentidos e da força vital como ovos, peixes, carne de carneiro, aves, alho e cebola.

     

  3. Qualidade Tamas: promove inércia, preguiça, embotamento, escuridão e ignorância.

    Alimentos Tamasicos: carne de vaca, carne de porco, alimentos sem vitalidade e comida prejudicial a saúde física e mental.

 

Os ensinamentos do Ayurveda são ratificados pela sabedoria da Bhagavad Gita que é o principal texto do pensamento indiano.

Para o Ayurveda, o que comemos nos define, de corpo e alma. E a proposta desta filosofia oriental é aumentar a ingestão dos alimentos Sattvicos e gradativamente diminuir aqueles que promovem Rajas e Tamas. Outra forma eficiente de aumentar Sattva e promover clareza mental é uma prática regular e com boa orientação Yoga e meditação. Quando passamos a sentar diariamente para meditar notamos, aos poucos, que a nossa mente começa a perder interesses materialistas e busca aquilo que promove o autoconhecimento e a espiritualidade.

Algumas características de cada  Dosha

 

  • Pitta (fogo e água)
    Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.

     

  • Vata (espaço e ar)
    São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.

     

  • Kapha (terra e água)
    Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado.


Curiosidades: A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes - Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida. O propósito desse sistema é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Só assim é possível estar realmente saudável e em paz.
Lembre-se dos 3 pilares clássicos da saúde: alimentação, sono e sexualidade.

Curas pelas ervas, um dos métodos que o Ayurveda também usa para curas e alívios

Lembrem-se dos chás naturais como o chá de hortelã, chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de erva-doce, chá de canela e tantos outros MARAVILHOSOS presente da Mãe Natureza que ajudam em muitas coisa. Para a medicina Auyrveda os chás também têm poder de cura. Para servir como cuidado e curas, tomar sem açúcar.

Os princípios ayurvédicos mais importantes em um relance de Balinder Sidhu:
  1. Saúde e felicidade são baseadas na harmonia do corpo, mente e alma
     

  2. Você é responsável por sua própria vida.
     

  3. Tudo o que você precisa para atingir seus objetivos está dentro de você. Use-o.

 

 

Durante uma estada na Índia Balinder Sidhu (autora dos livros de Ayurveda, Indiana que mora na Alemanha) teve a oportunidade de entrevistar o Dr. Ravindra, médico e chefe de uma clínica ayurvédica "...Entre outras coisas, perguntei a ele por que as pessoas parecem estar mais felizes e nunca estressadas, apesar de uma variedade de tarefas. Suas respostas confirmaram meus próprios princípios e meu próprio modo de vida, como venho praticando há anos. Suas recomendações são, portanto, para mim algo como a essência da Ayurveda."
 

  1. Seja grato pelo que você tem!
    Nunca olhe para o que você não tem, mas concentre-se no que você tem. Se você realmente internalizar isto, então tudo muda. Você não é invejoso, mas feliz pelos outros. Você não age por falta e para impressionar os outros, mas por uma riqueza interior.

     

  2. Suba passo a passo!
    O primeiro passo para alcançar uma meta é apreciar o que você tem. Não tente alcançar tudo de uma só vez, mas não perca nenhum passo no caminho para o objetivo e seja grato por sua realização!

     

  3. Esteja com sua atenção no que você faz!
    Tente sempre estar no momento e concentre-se 100% na atividade que você está fazendo.

     

  4. Leve tempo para o essencial!
    Não perca tempo com coisas sem sentido, então você sempre terá tempo para o que é realmente importante para você.

     

  5. Você nunca está sozinho!
    Todas as pessoas estão conectadas umas com as outras e com a natureza. Você nunca está sozinho, mas faz parte de um grande todo. Deste sentimento alimenta um profundo respeito por cada ser vivo e pelo princípio da não-violência.

     

Fonte: Balinder Sidhu, "Energiequelle Axurveda - Indisches Heilwissen bei Erschöpfung, Stress und Burnout"  ("Fonte de energia Axurveda - conhecimento indiano de cura para exaustão, estresse e exaustão")  2019, Mankau Verlag GmbH, ISBN: 978-3-86374-205-8

25 dicas para uma dieta e um estilo de vida saudáveis na Ayurveda de Balinder Sidhu

  1. Beba um copo de água morna todas as manhãs com o estômago vazio.

  2. Compre alimentos frescos e sazonais da melhor qualidade possível.https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/cultura-organica/993-os-alimentos-da-estacao.html

  3. Prepare a comida com amor, coma em um ambiente bonito e agradável para você, até mesmo os olhos podem ficar satisfeitos.

  4. Não utilizar alimentos saturados e evite usar microondas.

  5. Não cozinhar com gorduras animais, e as gorduras vegetais  devem ser usadas com moderação.

  6. Não utilizar açúcar industrializado, adoçar em alternativa com mel ou xarope de ácer.

  7. Coma conscientemente.

  8. Mastigar bem cada mordida e salivar bem os alimentos.

  9. Coma devagar, e não coma muito, e coma somente quando estiver realmente com fome.

  10. Coma alimentos crus, como salada e frutas.

  11. Sempre coma uma frutas por vez, pois se combinado com outras, atrasa a digestão dos alimentos.

  12. À noite, coma alimentos de fácil digestão, como sopa de legumes.

  13. Não comer muito tarde, se possível não depois das 19 horas.

  14. Evite estimulantes em quantidades excessivas, por exemplo, álcool, café, chá preto e chocolate.

  15. Beba pelo menos 2 a 3 litros de líquido por dia.

  16. Evite sempre bebidas frias.

  17. Evite beber com comida, meia hora antes ou depois, é o recomendado.

  18. Evite bebidas que contenham fosfatos como cola ou Pepsi.

  19. Descubra a alegria do exercício e descubra que tipo de exercício você gosta: correr, caminhar, nadar, andar de bicicleta, pode experimentar os vários métodos do Yoga que é oferecido  e sinta qual você tem mais afinidade.

  20. Caso você fume, deixe de fumar.

  21. Aproveite, novamente, as pequenas coisas da vida.

  22. Conhecer outras pessoas de forma amigável e manter relacionamentos interpessoais.

  23. Pense positivamente e use o poder do pensamento.

Fonte: Balinder Sidhu, "Das Ayurveda Glücksbuch - In 6 Stufen zum Herzen"
("O Livro da Sorte da Ayurveda - Em 6 passos até o coração"), 2011, Südwest Verlag, ISBN: 978-3-517-08736-8

O poder do açafrão-da-terra (Cúrcuma)

  • Forte ação anti-inflamatória;

  • Alivia artrite;

  • Ação antioxidante;

  • Bom para o coração;

  • Bom contra o câncer;

  • Bom para o cérebro;

  • Age contra a depressão;

  • Bom para o coração;

  • Bom contra a acne;

  • Ajuda a prevenir e tratar Alzheimer;

  • Previne o cancro; e

  • A curcumina é considerada o principal agente farmacológico no açafrão. Em numerosos estudos os efeitos anti-inflamatórios da curcumina são comparáveis aos da hidrocortisona, diclofenaco e fenilbutazona (drogas anti-inflamatórias potentes). Muito bom para prevenir e curar vários males.

  • Como usar:

  • Quando a pessoa adquire a raiz inteira a orientação é usar as rodelas no suco, ralado na salada ou na preparação de outros pratos. Use o tempero em pó à vontade em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, tapiocas, legumes, arroz, feijão, ervilha, etc.

  • Por ser um pó, polvilhado na salada, por exemplo. Ele pode ser misturado em qualquer tipo de líquido, como no preparo dos alimentos ou na confecção de molhos para salada. Vale misturar com azeite, óleo de coco e etc.

  • Pode observar de perto a cultura indiana, eles consomem muito açafrão-da-terra todos os dias.  Mais ou menos uma colher de sobremesa por dia.

Benefícios de beber água armazenada em recipiente de Cobre, segundo o Ayurveda

11 Benefícios de Beber água armazenada em recipiente de Cobre:

1. Ajuda  quem tem anemia. Já que também pode ser causada por uma deficiência de cobre no organismo.

2. Limpa e desintoxica o sistema, principalmente se bebida pela manhã.

 

3. Melhora problemas de constipação e acidez estomacal.

 

4. Regula o funcionamento do fígado e dos rins.

 

5. Propriedades anti-inflamatórias estimulam o sistema imunológico e equilibram os três doshas-kapha, Vata e Pitta.

 

6. Estimula a função cerebral.

 

7. Aumenta a densidade óssea.

 

8. Regula o funcionamento da glândula tireoide.

 

9. Retarda o processo de envelhecimento.

10. Ajuda a curar feridas de forma eficiente, além de curar dores das articulações em caso de artrite.

11. Melhora a saúde cardiovascular.

Observação: o cobre não é produzido pelo corpo humano, entretanto é importante para seu bom funcionamento. Por isso deve-se buscá-lo em fontes externas de alimentos, como grãos, sementes, chocolates, cereais, batatas e alguns vegetais de cor verde-escura.

 

Muitas pesquisas científicas têm levado pessoas a adotarem novamente o hábito de manter a água em recipientes de cobre em sua rotina diária.

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) declarou que o cobre é o único material sólido que mata as bactérias. Foi relatado também que o Efeito Oligodinâmico, no qual o metal se dissolve na água, protege seres humanos de riscos ​​à saúde. 
Beber água em copo de cobre pode ser a salvação da sua saúde.

Cloreto de Magnésio
P.A Sachê 33g Meissen

Ótimo para quem tem dores nas articulações e dores musculares.
 

Benefícios do produto:

Estabiliza o ph sanguíneo e a Alta biodisponibilidade. Previne lesão muscular, beneficia o sistema circulatório e fortalece o sistema gastrointestinal. Atua na prevenção da osteoporose, contém íons de magnésio essenciais para o bom funcionamento do cérebro e magnésio responsável por mais de 300 reações bioquímicas.

Importante:

Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico. Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade devem consultar o médico e ou nutricionista. Sílvia Yogini não se responsabiliza por eventuais problemas causados pelo uso do produto. Este suplemento natural  é indicado por Dr. Lair Ribeiro, muito bom por sinal.

Para um processo satisfatório, na rotina ayurvédica recomenda-se:
 
  • Acordar cedo – entre 6hs e 8hs – ideal ao nascer do sol;
  • Demonstrar gratidão pela vida – sua conexão com o sagrado – oração ou prece (gera bem-estar e felicidade que te acompanharão por todo o dia);
  • Beber um copo de água em jejum – podendo ser morna, ainda melhor;
  • Escovar os dentes e a língua – remover ama;
  • Meditar – é nesta prática que se remove a “sujeira nos órgãos dos sentidos e das emoções” – alivia o estresse, traz tranqüilidade e paz. A meditação já tem benefícios comprovados cientificamente no auxílio e promoção da cura;
  • Após cada refeição permanecer em repouso por algum tempo e, depois, fazer uma leve caminhada;
  • Banho de água morna – mais quente pela manhã para quem é vata e kapha; e
  • Massagear as plantas dos pés com óleo adequado antes de deitar – é uma forma de carinho por si mesmo e ajuda aos mais vata a encontrarem um sono profundo e reparador; e
  • Deitar-se cedo, mas nunca no mínimo 3 horas antes do jantar – ideal, com o pôr do sol.

Ter sono suficiente é altamente necessário para poder começar bem o dia. Para o Ayurveda o sono é um dos três pilares da vida. Cada pilar é importante para que uma Vida seja equilibrada.

O sono adequado é responsável pela felicidade, forte constituição, nutrição, força, vitalidade e percepção sensorial adequada.

Se as regras sobre o sono não forem seguidas com sinceridade, isso pode resultar em tristeza, fraqueza,  impotência e disfunção sensorial, entre outras. Se possível, ir a cama para dormir às 21:00 horas, a sua saúde agradece!


É igualmente importante vale lembrar que para  termos qualidade de vida, devemos saber que a alimentação tem um importância muito grande no resultado em relação a nossa saúde, é um dos três pilares do Ayurveda para ter saúde. O yoga, assim como o Ayurveda reconhece que o tipo, a qualidade e a quantidade de alimentos consumidos não apenas nutrem e moldam o físico, mas afetam mais sutilmente o corpo astral e, portanto, a mente e as emoções do ser humano. A parte mais fina do alimento que comemos vai para nosso cérebro e se torna parte da energia que nos permeia. Por isso, coma somente quando estiver com fome. Também prepare a comida em panelas adequadas e saudáveis, se possível procure  bronze, cerâmica, cobre ou recipientes de aço inoxidável.

Observação: Lembro que Sívia Yogini por ser vegana, não consome nada de origem animal, então não segue uma parte do Ayurveda. Sílvia Yogini recomenda apenas  uso de produtos de origem vegetal e de preferência orgânicos. Lembrando também que as orientações que segue nas páginas exclusivas para quem  está fazendo práticas de Yogaterapia é resultado de pesquisas, para conhecimento dos interessados, na Índia, ela esteve com a Dr. M. Maurya, .
 

 

Mais uma vez lembrando da importância do sono e a alimentação Yogi- Ayurveda

Raspador de língua Ayurvédico

Remove as toxinas acumuladas na língua no período da noite. Trata-se de uma prática milenar de limpeza, proveniente da medicina antiga da Índia.


A seguir algumas razões para fazer a limpeza na língua:

  • Raspar a língua pode auxiliar a digestão. Uma língua limpa remove muitas das toxinas dos alimentos, antes que elas possam chegar em nosso estômago e, consequentemente, corrente sanguínea. A digestão é um processo importantíssimo para a saúde em geral.

  • A raspagem da língua estimula a produção de saliva saudável, que é essencial para uma boa digestão.

  • Controle de bactérias indesejadas que desgastam os dentes.

  • Evita o mau hálito.

  • Melhora o paladar.

  • Raspando sua língua, você pode prevenir a cárie dentária, gengivite e doença periodontal.

     

Indicamos produtos naturais

Menta Piperita para quem tem rinite alérgica. Veja abaixo:

Descrição do Produto:
A Menta Piperita é um óleo medicinal com alto poder de atuação.
É indicado para dores estomacais, prisão e dores no ventre, má digestão, verminose, cólicas, dores de cabeça e garganta, doenças do fígado e rins, combate a ventosidade, dores musculares, renite, fadiga, sinusite, mal hálito e a ciática. É desinfetante e estimulante da bílis.


Modo de usar:
Adicionar de 3 a 10 gotas no café, água, chá, sucos de frutas ou outros alimentos duas vezes ao dia. Ótimo para ingerir antes de dormir, assim pode respirar melhor. Para crianças de até 8 anos indica-se metade da dose. Para uso externo, massagear a região afetada.

 

Fabricado por:
HEALTH E AHPIGEL PRODUTOS NATURAIS (Esse senti a diferença na qualidade, mas podem experimentar outras marcas, senti essa mais potente).

  • Produto especificado e licenciado.

  • Essa Menta Piperita  contém 20ML.

Livros indicados

  • O Guia Deepak Choppra de Ervas, Deepak Chopra e David Simon. Ed. Campus
     

  • Guia Completo de Fitoterapia, Anne McIntyre. Ed. Pensamento.
     

  • Saúde Perfeita, Deepak Chopra. Ed. Best Seller
     

  • Ayurveda, Ciência da Auto-Cura, Vasant Lad. Ed. Ground
     

  • “Transcendência, Como alcançar a cura e a transformação por meio da meditação” de Dr. Norman E. Rosenthal, editora Prumo. O autor é professor de psiquiatria na George Town Medical School e pesquisador do National Institute of Medical Health há 30 anos
     

  • Balinder Sidhu, "Das Ayurveda Glücksbuch - In 6 Stufen zum Herzen"("O Livro da Sorte da Ayurveda - Em 6 passos até o coração"), 2011, Südwest Verlag, ISBN: 978-3-517-08736-8
     

  • Balinder Sidhu, "Energiequelle Axurveda - Indisches Heilwissen bei Erschöpfung, Stress und Burnout"  ("Fonte de energia Axurveda - conhecimento indiano de cura para exaustão, estresse e exaustão"),  2019, Mankau Verlag GmbH, ISBN: 978-3-86374-205-8

Harmonia, paz e bençãos!
 

Endereço:
 

Telefone:


Email:

A partir de 25/11/2020:
Rua José Maria Gonçalves, 119

São Paulo - SP

(11) 97726-4269


contato@silviayogini.com

6:00 - 21:00
​8:00 - 19:00


  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram
  • Twitter

Copyright© 2014-2020  Sílvia Yogini - Todos os direitos reservados