top of page

O que são Chakras?

E como podemos harmonizá-los?

Aqui segue algumas orientações e alguns exemplos de como podemos harmonizar nossos chakras.

10001.jpg

Chakras = sânscrito significa “roda”(centro de luz)

Chakra é uma palavra em sânscrito que significa roda, círculo ou vórtice, e são considerados centros de energia que servem para absorver a energia vital (prana), distribuí-la no indivíduo (no corpo, na mente e no espírito) e liberá-la para o exterior. Para harmonizar os chakras que é o centros de energias, precisamos cuidar do nosso Ser integralmente. É importante cuidar dos nossos pensamentos, sentimentos, fala e ação. Precisamos cuidar também da nossa alimentação, pois tudo está interligado. Para tanto, é necessário cuidar do corpo, mente e espírito.  Para ajudar na harmonização há várias ferramentas que são boas como yoga integral, mantras, reiki, e outras técnicas mais. Abaixo estamos disponibilizando 11  formas para quem quer harmonizar esses centros de energia, por conseguinte,  a vida.

São muitos chakras presentes no nosso corpo, mas comumente são avaliados 7 principais, que se iniciam na base da coluna vertebral e vão até o topo da cabeça. Os chakras agem como um elo entre a mente, o corpo e o espírito, influenciando significativamente as emoções, o comportamento, o aprendizado, a comunicação e muitos outros aspectos. Esses centros podem ser abertos ou fechados. Se um chakra é equilibrado, a energia é capaz de fluir livremente nessa área, mas se for fechado, a energia é incapaz de circular. Quando um chakra é bloqueado podem surgir desequilíbrios que se manifestam mentalmente, fisicamente e emocionalmente ou de outras maneiras.

Se gastamos tempo com energias não tão boas, se mentirmos para nós mesmo e os outros, por exemplo, o chakra umbilical fica bloqueado. Por esse motivo, é importante que harmonize-o para que funcione bem e que não haja desequilíbrio nesse centro.


O Yoga e a meditação derivam do entendimento do fluxo de energia entre os principais chakras. A consciência individual está espalhada por todos os sete chakras e alinhar todos eles traz um estado de harmonia e paz. Nesse sentido, alinhar seus chakras é como estar em um estado de meditação o tempo todo, permitindo que alcance a calma sem esforço e tenha uma vida rica em beleza e felicidade.

Abaixo, segue os 7 principais chakras, mas lembram-se: temos muito mais, como as mãos e os pés que são muito importante em nossas vidas.

Lembrem -se: cada tipo de alimento que consumimos afeta um tipo de consciência que pode estar atingindo qualquer um dos nossos chakras.

topooooooooooooo11.png

Sugestões que ajuda harmonizar os chakras

Sahasrara (Coronário) “Sétimo Chakra
Muladhara Chakra (Chakra Básico)
01.png
  1. ​Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações que devem ser sempre positivos. Ex:Eu tenho confiança na vida.
     

  2. Alimentos: beterraba, morango, tomate.
     

  3. Mantra: Lam.
     

  4. Mudras: Gyan Mudra.
     

  5. Pedras preciosas: rubi, granada, hematita, jaspe vermelho, quartzo vermelho.
     

  6. Cor: vermelho.
     

  7. Banho de ervas: alecrim.
     

  8. Sons com frequência alta: todos.
     

  9. Respiração: lenta, profunda e suave.
     

  10. Óleos essenciais: canela, tomilho, manjericão.
     

  11. Posturas: Pachimottanasana.


Mais informações do Mulandara chakra:

  • Localização: base da coluna vertebral, períneo.
     

  • Significado: é o seu ponto de conexão com a Terra, por isso, é relacionado aos instintos, à sobrevivência e à realização de ideias.
     

  • Função:  a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como, comer, beber e dormir, além do sexo e do abrigo.
     

  • Quando desequilibrado: se o chakra está muito fechado, sentimento de insegurança surge, medo de perder o que tem, com pouca autoconfiança. Se aberto demais, corre o risco de ficar muito apegado a bens materiais, com ciúmes e sem nenhum tipo de medo, podendo gerar grandes riscos.

Svadhisthana (Umbilical) “Segundo Chakra”
02.png

 

  1. Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações, que devem ser sempre positivos. Exemplo de pensamento "A criatividade está fluindo através de mim.”

   2. Dicas de alimentos: mamão, manga, laranja, cenoura.

 

   3.Mantra: Vam.

 

   4. Mudras: Varuna Mudra, Mudra da Água.

 

   5. Pedras preciosas: coralina, calcita laranja, jaspe madeira.
 

   6. Cor: laranja.

 

   7.Banho de ervas.

   8. Sons com frequência alta: todos.
 

   9. Óleos essenciais: canela, grapefruit.
 

  10. Posturas: Badha Konasana, Gomukasana, Upavistha Konasana.


Mais algumas informações:

  • Localização: baixo-ventre, abaixo do umbigo.
     

  • Elemento: água.

  • Significado: representa a ligação com os órgãos genitais e sexuais. É responsável pelos seus desejos, prazer, sexualidade e relações consigo e com outras pessoas.
     

  • Função: tem ligação com a criatividade e a vitalidade. As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade, vitalidade e criatividade.
     

  • ​Desequilíbrio do chakra sacro: se este chakra estiver muito aberto, pode causar uma busca exagerada de prazer, não apenas prazer sexual. Se, por outro lado, esse centro é muito fechado, pode levar a dificuldades na relação íntima com o outro, como ciúmes, medos, desamparo e até frigidez.

Manipura (Plexo Solar) “Terceiro Chakra
03.png
  1. Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações que devem ser sempre positivas. Exemplo de pensamento "Estou confiante!"
     

  2. Dica de alimentos: milho, manga, pimentão amarelo, mamão.

  3. Mantra: Ram.
     

  4. Mudras:
     

  5. Pedras preciosas: citrino.
     

  6. Cor: amarela.
     

  7. Banho de ervas: alecrim.
     

  8. Sons com frequência alta: todos.

   9. Óleos essenciais: bergamota, manjericão, laranja doce.

 

  10. Posturas: Naukasana, Virabhadrasana I, II e III. Sruya Namaskar I, Utkatasana.

 

Mais algumas informações:
 

  • Localização: estômago.
     

  • Elemento: fogo.
     

  • Significado: é o centro de energia da sua autoexpressão, afirmação da personalidade e autoconfiança.
     

  • Função: é onde situa o ego de cada um, representa a força do indivíduo. Sua função primordial é o poder e a vontade.
     

  • Se em desequilíbrio do Manipura: Se este chakra estiver fechado ou bloqueado, existem problemas físicos principalmente nos sistemas digestivo e psíquico relacionados à falta de força de vontade, autoestima, autoconfiança e indecisão. Caso o manipura esteja muito ativo, tenta-se a todo custo obter poder, tem excesso de autoconfiança, podendo desenvolver arrogância e  dificuldade em ouvir os outros.

Anahatha (Cardíaco) “Quarto Chakra
04_edited.png
  1. Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações que devem ser sempre positivos. Exemplo de pensamento "Sou digna de amar a vida, sou digna de sentir amor e mereço receber amor."
     

  2. Dicas de alimentos: couve, alface, brócolis, couve-flor, acelga, kiwi, ervilha, manjericão, coentro.
     

  3. Mantra: Yam.
     

  4. Mudras:
     

  5. Pedras preciosas: quartzo verde, amazonita, quartzo rosa.
     

  6. Cor: verde.
     

  7. Banho de ervas: alecrim.
     

  8. Sons com frequência alta: 528 hz.
     

  9. Óleos essenciais: gerânio, camomila romana, eucalipto e pinho.
     

  10. Posturas: Trikonasana, Bujangasana.

 

Mais algumas informações:
 

  • Localização: coração.
     

  • Elemento: ar.

  • Significado: responsável pelo amor que sentimos aos outros e a nós mesmos. Ou, ainda, pela gratidão e generosidade que sentimos pelo mundo, pela vida.
     

  • Função: esse chakra é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, além de trabalhar as manifestações reprimidas e as feridas emocionais.
     

  • Em desequilíbrio: se estiver bloqueado ou muito fechado, poderá levar a dificuldades em expressar amor pela vida, pelas pessoas, em demonstrar afeto e em ter compaixão. Se, por outro lado, é muito aberto, você pode experimentar um sofrimento exagerado pelos outros ou por coisas que não o pertence.

Vishuddha (Laríngeo) “Quinto Chakra
05_edited.png
  1. Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações que devem ser sempre positivas. 
     

  2. Dicas de alimentos: kiwi, limão, lima, uva e maçã, água, suco de frutas e chás de ervas
     

  3. Mantra: Ham.
     
  4. Mudras:
     

  5. Pedras preciosas: sodalita, angelita, água-marinha.
     

  6. Cor: azul.
     

  7. Banho de ervas:
     

  8. Sons com frequência alta: todos com frequência alta.
     

  9. Óleos essenciais: erva-doce, sândalo.
     

  10. Posturas: Salamba Sarvangasana, Halasana, Jathara Parivartanasana.

Mais algumas informações:
 

  • Localização: garganta.
     

  • Elemento: éter.
     

  • Significado: como fica na região da garganta, está ligado a fala e a comunicação. É importante mantê-lo equilibrado para melhor o diálogo e não ter dificuldades para expressar os sentimentos.
     

  • Função principal desse chakra é a se expressar. Por isso, a autoexpressão e a comunicação são as palavras-chaves dele. Ajuda a relacionar e exteriorizar o que sentimos e o que pensamos.
     

  • Desequilíbrio: se esse chakra é bloqueado ou funciona menos do que deveria, surgem problemas de se expressar e comunicar. As pessoas tendem a não nos ouvir, a timidez toma conta, surge o medo de dizer a própria opinião e também não há criatividade. Se, por outro lado, sua atividade é excessiva, a fala torna-se excessiva, sem perceber o que é dito.Gargantas doloridas frequentes são um sinal de que pode haver um desequilíbrio neste chakra.

Ajna (Frontal) “Sexto Chakra
06_edited.png
  1. Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações que devem ser sempre positivas.
     

  2. Dica de alimentos: vegetais folhosos como espinafre, couve, dente-de-leão e acelga. Frutas como: abacates, brócolis, aipo, abobrinha,  e feijão verde.
    .

  3. Mantra: Om.
     

  4. Mudras:
     

  5. Pedras preciosas: lápis lazúli, sodalita e azurita
     

  6. Cor: azul índigo.
     

  7. Banho de ervas:
     

  8. Sons com frequência alta:
     

  9. Óleos essenciais: eucalipto, lavanda, sálvia.
     

  10. Posturas: Garudasana, Natarajasana, Padmasana, Yoga Mudra.


 

Mais algumas informações:
 

  • Localização: testa, terceiro olho.

  • Significado: como fica acima dos olhos, representa nosso outro olhar sobre o universo, é o chakra da intuição.
     

  • Função: maior intuição, poder de liderança, sabedoria e confiança nas tomadas de decisões.
     

  • Desequilíbrio: Se esse chakra estiver desequilibrado, é difícil confiar na intuição, a imaginação não é usada e tende a fazer escolhas muitas vezes equivocadas apenas por não ouvir a intuição.

07.png
  1. Lembrar de cuidar dos pensamentos, sentimentos, palavras e ações que devem ser sempre positivas. Exemplo de pensamento " Sinto-me conectada com o meu EU superior."
     

  2. Dica de alimentos: procure comer alimentos o mais perto de seu estado natural quanto possível.
     

  3. Mantra: Om.
     
  4. Mudras:
     

  5. Pedras preciosas: cristal de quartzo, angelita e moldavita.
     

  6. Cor: violeta e branco.
     

  7. Banho de ervas: alecrim.
     

  8. Sons com frequência alta: sons apartis de 528 hz.
     

  9. Óleos essenciais: jasmim, lavanda.
     

  10. Posturas: Sirsasana, Yoga Mudra

Mais algumas informações:
 

  • Localização: topo da cabeça.

  • Significado: como está ao lado oposto ao chakra básico, que tem ligação com a Terra, o sétimo chakra é nosso ponto de conexão com o mundo espiritual.
    Função: evoluir, ascender e se aprimorar como ser humano.

     

  • Desequilíbrio: se esse chakra estiver desequilibrado, surge sentimento de solidão, perda de conexão espiritual e tendência a ser cético.

a11.jpg
7-chakras_edited.png
  • Os Chakras agem como antenas, recebendo e emitindo sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo.

  • Os chakras são centros de energia que regem a nossa estabilidade física, intelectual, emocional e espiritual.

  • Os chakras não são como órgãos no corpo físico; eles não são coisas materiais que nós possamos estudar como médicos estudam o fígado.

  • Há uma enorme variedade nos sistemas de chakras, e não apenas 7 como a grande maioria das pessoas conhecem (normalmente estudamos os 7 chakras que são tido como os principais centro de energias no nosso corpo).

  • Para harmonizar esses centros de energias, precisamos cuidar do nosso Ser integralmente. É importante cuidar dos nossos pensamentos, sentimentos, fala e ação. Precisamos cuidar também da nossa alimentação, pois tudo está interligado. Então, tudo isso envolve cuidar do corpo, mente e espírito. E para ajudar na harmonização, há várias ferramentas que são boas como yoga integral, mantras, reiki, etc. Algumas  Estarão disponíveis aqui para quem faz práticas com Sílvia Yogini.

Curiosidades  sobre os Chakras

Os chakras assim como muitas outras “estudos e atividades” surgiram do ensinamento das tradições yogi:

bottom of page